Conceitos Básicos de Multimédia - Parte 7
Sistemas de ficheiros
Red Book:
Especificação física para o disco óptico CD e em particular para o CD-DA. Constitui uma norma internacional designada por ISO/IEC 60908. Foi reformulada de forma a incluir o CD-Graphics e CD-Text.
A primeira edição foi lançada em Junho de 1980 pelas empresas Philips e Sony.
Yellow Book:
Especificação do CD-ROM e da sua extensão CD-ROM XA. Constitui uma norma internacional designada por ISSO/IEC 10149.
O Yellow Book, criado pela Sony e Philips (1984) foi a primeira prolongação do Red Book.
Green Book:
Especificação para o CD-i (CD-interactive), que esteve na origem do desenvolvimento de aplicações interactivas para o DVD Vídeo.
Foi publicado em 1988.
Orange Book:
Especificações para os CD graváveis e regraváveis em multissessão.
O Orange Book foi publicado pela primeira vez em 1990.
White Book:
Especificação para o Vídeo CO que é compatível com a norma ISO 9660. Foi expandida de forma a incluir os discos Super Vídeo CD, ou seja, o White Book, que foi lançado em 1993 pela Sony, Philips, Matsushita e JVC, refere-se a um padrão de disco compacto que armazena som, fotos e vídeo em movimento.
Blue Book:
Especificação para o Enhanced CD.
Este foi publicado em 1996.
Em relação aos DVD os livros são identificados por uma letra maiúscula e designam-se por A, B, C, D, E e F. Para cada formato o livro descreve o processo físico de gravação, a organização lógica dos ficheiros e outras especificações.

Sistemas de ficheiros
ISO 9660 (CDFS)
Extensão Joliet
Extensão Rock Ridge
Extensão El Torito
ISO 13346 (ECMA-16 7)
UDF
Mount-rainier
ISO 9660
Este é o sistema de arquivos padrão para CD-ROMs, que permite que o CD seja lido em PCs rodeando qualquer sistema operacional. Apesar de ser usado quase universalmente, o ISO 9660 possui a limitação de não suportar nomes de arquivo com mais de 32 caracteres (apenas 8 caracteres e mais uma extensão de 3 no padrão antigo).
O Joliet
É a mais usada e permitem o uso de nomes longos no Windows e Linux respectivamente (o CD ainda pode ser lido no outro sistema, embora os nomes longos apareçam truncados). Os programas de gravação mais actuais permitem combinar as duas extensões, criando CDs compatíveis com ambos.
É uma extensão do padrão ISO 9660, desenvolvido pela Microsoft para permitir gravação em CDs de nomes de arquivos com até 64 posições incluindo espaços e o conjunto de caracteres Internacional (Unicode). Também grava o padrão associado ao DOS de cada arquivo de forma que o arquivo possa ser lido em Sistemas DOS e em versões anteriores de Windows.
El Torito
A especificação El Torito permite a criação de um CD-ROM como uma imagem de uma unidade de disco rígido ou uma unidade de disquetes. Quando efectua uma imagem de um disco rígido, o CD-ROM será iniciado como sendo a unidade C e irá todas as letras de unidade de disco rígido ser deslocadas mais uma letra. Quando iniciar uma imagem disquete, CD-ROM será identificada como unidade A. A unidade original A ficará unidade B e a unidade original B estará indisponível.
Rock Ridge
Estabelece um conjunto de especificações adicionais relativas à norma iso 9660, permitindo suportar as especificidades de sistemas operativos diferentes do ms windows.
destina-se a sistemas baseados no sistema operativo unix/linux.
destacam-se as seguintes categorias:
- suporte para directórios ou pastas
- o nome dos ficheiros com o máximo de 31caracteres.
Ao ler um CD no linux com as extensões Rock Ridge, todas as informações associadas aos ficheiros são mostradas, à semelhança do que acontece com o sistema de ficheiros do unix.
Iso 13346
É uma forma internacional criada em 1995, que sofreu várias revisões até a actualidade.
Define o volume e a estrutura de ficheiros dos suportes de armazenamento que utilizam um funcionamento não sequencial para a transferência de informação. Esta norma é equivalente ao standard ECMA-167.
UDF
É um formato definido pela OSTA com base nos standards ISO 13346 e ECMA-167 e constitui o sucessor do formato ISO 9660, apesar de puderem coexistir.
É utilizado em todos os DVD e no CD-R e CD-RW. Tem por base standards abertos, permitindo a troca de informação entre sistemas operativos e entre suportes de armazenamento de informação.
Permite a gravação de dados num CD de forma semelhante á gravação numa unidade de disco rígido ou numa unidade de disquetes, suportando um grande número de funções avançadas, como nomes de ficheiros longos, árvores de directórios longas, ficheiros pequenos, ficheiros grandes e acesso a listas de controlo.
Mount Rainier (MRW)
Formato para CD’S ópticos R-W.
- Recolocar o disco flexível.
- Somente com movimentações – de blocos físicos num espaço virtual e defect-free.
(diferente de:)
- DVD-RAM não requer trabalhar com CD-RW e DVD+RW.
Formato físico de discos de MRW " é de UDF que é controlado internamente.